Friday, February 20, 2026

Vini Júnior, presente!

"Eu não tenho nada contra macacos, inclusive porque penso que os macacos são muito mais inteligentes que um racista." - Balotelli.

É com essa frase que eu começo meu texto.

Vamos falar do Vinícius Jr.? Vamos!

O que aconteceu ao Vini Jr. no jogo Real Madrid x Benfica não foi um fato isolado, uma fatalidade vista em campo. Foi uma constante, resultado de um racismo profundamente enraizado e, pior, normalizado, na nossa sociedade.

Desde que ingressou no clube Real Madrid, o Vini Jr. vem sofrendo ataques rac!stas no estádio - inclusive, no jogo em questão, onde torcedores imitavam macacos ao se referirem a ele, o vaiavam e faziam guinchado (pra quem não sabe, guinchado é o som de "uh uh uh ah ah ah" que os macacos fazem ao alertar do perigo e se comunicarem com seu bando).

O Vini fez o gol que definiu os rumos da partida e comemorou o gol provocando a torcida adversária. Ao comemorar, ele levou um cartão amarelo.

Ao questionar com o árbitro, uma pequena confusão se instaura, Vini Jr. chama o camisa 25 do Benfica de "cagão de m..." e, ali, o camisa 25 cobre a boca para escapar da leitura labial; segundo o próprio Vini Jr., confirmado pelo Kylian Mbappé, o jogador rival desfere insultos racistas, chamando-o de "mono", que, em espanhol, quer dizer "macaco.'

Vini Jr. aciona o protocolo antirracismo e se instaura uma averiguação. Ao terminar a partida, na entrevista, Mbappé foi irredutível e, diga-se de passagem, GIGANTE na defesa do Vini Jr. alegando ter realmente ouvido os insultos.

Já o Mourinho (sim, o mesmo Mourinho que foi expulso de campo, que comemorava vitória de time fazendo sinal de silêncio para torcida adversária) resolveu bancar o moralista e achar ruim a comemoração do Vini Jr. Cômico, para não dizer trágico.

Vamos aos pontos:

Primeiro ponto: comemorar gol não é motivo para cartão amarelo. Comemorar dançando, zoar torcida adversária faz parte do futebol desde que o mundo é mundo.

Segundo ponto: Mourinho não tem moral para falar de ninguém. Uma busca simples no YouTube te retorna vários vídeos dele provocando e insultando pessoas.

Terceiro ponto: chamar de "cagão" não é crime, mas chamar um preto de "m@c4co" é. E esse ponto precisa ficar claro para que as pessoas parem de tentar justificar o racismo do jogador da camisa 25 contra o Vini Jr. usando a premissa de que o Vini o provocou.

A questão é simples: se você, no contexto do futebol, for provocado, revide a provocação, ou simplesmente se cale e ganhe a partida. Não existe NENHUM argumento plausível que justifique uma atitude racista. Rac!sm0 é crime. Simples assim.

Quarto ponto: se vocês observarem o vídeo direitinho, a atitude do Vini, de correr para acionar o protocolo antirracismo, foi no impulso de quem acabou de ouvir uma provocação, não de quem teve tempo para premeditar o que ia dizer para simplesmente ferrar com a vida de alguém. E o Mbappé o xingando de "püt0 rac!st4" também sai de forma espontânea.

Com o acontecido, várias estrelas do futebol e outras áreas, se manifestaram a favor do Vini Jr., inclusive o Luisão, que foi um nome influente no Benfica.

Vale dizer que, quando Luisão se posicionou a favor do Vini Jr., ele mesmo sofreu vários ataques racistas em sua página do Instagram (essa parte ninguém me contou, eu mesma vi porque sou seguidora dele), inclusive sendo ameaçado por torcedores. Triste por um lado, mas interessante para que, muitos dos que questionam o porquê dos atos de racismo acontecerem APENAS com o Vini Jr., vejam que não é só com ele. É com qualquer pessoa que se posiciona contra o racismo.

Quinto ponto: você percebe que a sociedade tá doente e afogada em racismo até o pescoço quando vê que a palavra de dois pretos contando A MESMA história, sem nada combinarem, nada vale contra a de UM branco que, de boca tapada (e tendo em seu histórico em time de base brigas com jogadores pretos) diz não ter insultado.

O Vini Jr., preto, para falar de racismo precisa provar com foto, print, câmera, testemunha... O branco só precisa dizer que não fez.

E depois as pessoas ainda vêm dizer na nossa cara que privilégio branco não existe.

Portanto, Vini, APENAS CONTINUE. Siga jogando teu futebol, siga dando orgulho para os teus e representando tantos meninos e meninas que virão depois de você. Que eles possam ver em você um exemplo, não só de habilidade, mas de garra, coragem e orgulho de ser quem é.

Denuncie TUDO E TODOS que cometerem atos racistas contra você ou contra qualquer jogador preto que você presenciar. Enquanto a denúncia incomodar mais que o crime, é sinal de que ainda estamos no lugar errado.

Ass: uma brasileira que sofreu rac!smo na Espanha.

¡Baila y habla!



Fonte: https://observatorioracialfutebol.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Vinicius-Junior-comemorou-gol-com-gesto-antirracista-em-Valencia-e-Real-Madrid.jpg


Monday, February 16, 2026

Lucas Pinheiro Braathen

Lucas Pinheiro Braathen, é nome dele.

Filho de pai norueguês e mãe brasileira.
Primeiro ponto: ele tem dupla nacionalidade/cidadania, assim como os filhos que eu um dia vou ter, se Deus permitir. O Artigo 12 da Constituição Federal Brasileira de 1988 determina que é cidadão brasileiro "quem possui nacionalidade nata (nascidos no Brasil, filhos de brasileiros a serviço do país, ou registrados no exterior e optantes) ou naturalizada (estrangeiros que adquirem a nacionalidade legalmente). Não há distinção de direitos entre eles, salvo casos constitucionais específicos.", portanto, legalmente falando, Lucas é brasileiro.
Segundo ponto: vi vários outros com discursos puristas cheios de moralismo, em um mundo globalizado e miscigenado.
"Não é justo ele competir pelo Brasil tendo nascido na Noruega."
Ok, diga isso a TODOS os jogadores de futebol que nasceram em um país e competem em outro. Retirem Cano, Arrascaeta, Neymar, Cristiano Ronaldo, Messi, risquem o nome de Ronaldo, Ronaldinho, Romário, Rivaldo, Kaká, entre outros, da história dos clubes internacionais.
Diga isso aos atletas do atletismo e da ginástica (de tantas outras modalidades) que competem por equipes europeias ou norteamericanas e mande todos de volta pra casa.
"Ele não fala bem português."
Ele fala, pelo menos, 4 idiomas. Você fala quantos?
"Ele não nasceu no Brasil."
Não, e nem os meus filhos nascerão, mas o sangue materno garante a cidadania brasileira. É lei, quer você goste ou não.
Terceiro ponto: discurso purista em mundo globalizado é burrice e ignorância, além de uma forma velada de xenofobia, aliás, UMA das razões pelas quais o Lucas saiu da Federação de Ski da Noruega (da mesma forma que Kaylia Nemour saiu da equipe da França, foi lindamente acolhida na federação de ginástica da Argélia - país onde nasceu o seu pai, e meteu um ouro nas barras assimétricas nas Olimpíadas de Paris NA CARA dos franceses que, nem no pódio subiram).
Eu amo quando o tapa na cara do discurso purista não vem em forma de discurso inflamado, brigas de ego ou discussões infinitas, e sim com talento, garra, disciplina e medalha. Vem com a simplicidade de um sotaque nórdico forte, falando em português que "com o Brasil eu tenho liberdade para ser quem eu sou de verdade." Então, seja! Seja você, Lucas! E siga sendo inspiração para todos os filhos de imigrantes que virão e ascenderão no esporte depois de você.
Mais respeito pelos nossos atletas! Todo atleta merece respeito dentro de sua modalidade e do país que escolheu representar! Todos nós merecemos ser acolhidos e bem tratados.
O Brasil é teu, Lucas.
Que você sempre se sinta bem-vindo, que sempre tenha a visibilidade que merece e que isso sirva de lição para as federações que desprezam federados talentosos só por causa de seu sangue, seu passaporte e sua casta.
A conta vem e o preço é assistir do lado de fora do pódio.
Lucas Pinheiro Braathen. Campeão Mundial de Esqui Alpino.
É do Brasil.
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

Ponto final.






Fontes:
Constituição Federal de 1988 - Artigo 12: https://www.planalto.gov.br/.../constitu.../constituicao.htm
Imagem do Lucas Pinheiro Braathen na Vogue: https://www.vogue.it/.../lucas-pinheiro-braathen-chi-e...

Tuesday, November 25, 2025

Da chuva e do arco-íris

Da chuva (parte 1)

E não é só isso

O dia também chove e é lindo.

E por que não se alegrar só porque o céu está cinza?

O cinza também tem seu charme.

E quando sobe aquele odor

(Inolvidável)

de uma terra a ser molhada

Minhas narinas, sinto, pressentem

E um sorriso se abre.

O vento esvoaça o cabelo que levei horas pra pentear mas, e daí?

Não é a chuva o melhor?

Nas primeiras gotas

Ainda não queremos acreditar

Mas na segunda, terceira

Quando se começa a sentir o corpo molhar

Vem a entrega.

Eu gostaria de poder mergulhar naquele céu

Fazer uma turbulência em mim

Tremer diante de tais camadas

Quentes e frias

Não só de chuva, mas de vida.

O quente do meu coração (e também do meu corpo acelerado)

Com os frios da minha espinha (e do frio proposital que eu sinto pra que você me abrace - na chuva)

...

A chuva

Nós dois

e...

Os beijos

E, quem sabe, o amor feito.

E não é só isso...

__________________________

- Do arco-íris (Parte 2)

A chuva também passa e é lindo

Ver aquele arco-íris de esplendor

Tomando conta do que outrora era pânico

E gente debaixo de tantas lonas.

As esperanças se renovam

Já se pode caminhar de novo.

Friday, November 7, 2025

Não é um texto de aniversário 🎂🎉 (por Thais Martins)

Não, não é um texto de aniversário. 

Meu aniversário é em junho.

- Então é assim que é ter 35 anos, quando se envelhece até essa idade sem botox, plástica ou procedimentos estéticos (pelos quais eu gostaria, porém não posso pagar)? Um mix de surto, resiliência, sobrevivência e pura teimosia (ou os 4 juntos?)

- Os 4 juntos.

- É assim que se aparenta a idade? 

- Sim, com as rugas nos cantinhos dos olhos, e o colágeno desaparecendo a olhos vistos. 

- É assim que uma mulher é, então?

- É.

Ela para e pensa, depois pergunta sem hesitar:

- Espera... Será que tenho direito de gostar da mulher que eu vejo no espelho? E que a mesma indústria que lucra com os meus medos, me permite, também, me olhar e me admirar? Será que algum dia o "ser" vai transpor o "ter" e, principalmente, o "aparentar"?

[A contraparte a encara, estarrecida, e a louca continua...]

Será que se pode só envelhecer sendo eu mesma, com meu humor ácido, meu senso de justiça e de urgência, meu gosto pela astronomia e outras coisas que ninguém liga, minha sinceridade indigesta (que já me rendeu belas inimizades, alguns choros e boas risadas), buscando cafeína em tudo que não seja café?

Será que se pode viver um amor saudável, sem medo de ser trocada por um modelo mais jovem, com mais colágeno? 

Será que eu posso ter 35 anos sem precisar me explicar tanto? Será que eu posso só existir e comer aquele chocolate sem culpa? E será que algum dia a gente se torna, para a sociedade, mais do que um ponteiro na balança?

- Ainda não sei.

-Talvez, aos 36, saberei.

- 35 já é um preço suficientemente alto, está disposta?

- Com juros e correção monetária.

- Não permite devolução, nem desistência.

- Parece incrível, parcela no crédito.

Sunday, August 3, 2025

As quatro estações 🌞 🌸 ❄️ 🍁

Há quem diga que "no início são flores".

Sim, porque o amor, tal como a vida, é feito de estações. 

O amor começa primaveril, veraneia, bronzeia a pele e a queima, de tão intenso... depois bate vento de outono, um frescor, mas também arranca as nossas folhas, chove na nossa horta, e, por fim, uma hora o inverno chega e o que era florido fica frio, fica seco. O que não te contam é que isso também tem sua beleza.

Isso nos lembra que a árvore frondosa que, em primavera, nos dá a Sakura, é a mesma árvore que aparece seca no inverno: muda a folhagem, mudam as estações, mas as raízes não mudam.

E é isso que importa.

Mas, enquanto são flores, regue. Cuide do teu jardim, plante sementes, faça as podas necessárias, sinta o perfume, desfrute a beleza... Derrame pétalas ao chão, perfume o caminho, ame com cheiro de lavanda, toques de azaléia e sorria como um girassol.

Pra quando o inverno finalmente chegar, você sempre se lembrar que as estações do ano são a prova de que nada na natureza floresce o ano inteiro, nem mesmo nós, nem o amor... E que bom ❤️ 

Thais Martins

Wednesday, July 16, 2025

A mulher invisível

Pelo fato de vivermos em um mundo feito por e para homens, é do conhecimento geral e faz parte de um entendimento coletivo que, se a mulher não possui um emprego formal, e não traz dinheiro para dentro de casa, então ela "não trabalha".

Quem reproduz esse discurso, provavelmente, tem casa autolimpante, louça autolavável, e comida que se cozinha com o poder da mente, certo? 

Certo dia, em uma aula, perguntei aos meus alunos quais eram as profissões dos pais deles. De maioria advinda de uma configuração conservadora e religiosa, quase todos - raríssimas exceções - diziam, "meu pai é (nome da profissão) e minha mãe não trabalha, só cuida de casa". Me chocou notar que a maioria dos adolescentes entre 12-17 anos não viam o serviço doméstico como um trabalho.

Ali eu precisei intervir. Deixei todos falarem, e, ao final, perguntei: levante a mão quem tem mãe dona de casa. Aos que levantaram a mão, perguntei: "vocês disseram, então, que as mães de vocês não trabalham, certo?", e eles, "certo". Indaguei: "quem cozinha? Quem lava a roupa? Quem passa a roupa? Quem faz as compras do supermercado? Quem limpa a casa? Quem é a última a comer e a última a dormir? Quem ajuda nas tarefas da escola? Quem lê (nome do livro sagrado) com vocês? Quem prepara a casa para vocês receberem os amigos?". Completo silêncio, carinhas pensativas, seguidas de "é, professora... Você tem razão."

Completei com: "portanto, hoje, quando vocês saírem da aula e forem para a mesa comer uma comida fresca, beijem, abracem suas mães e as agradeçam pelo amor e pelo cuidado."

Reproduzir esse discurso e tratar menos que a uma empregada (porque, ao menos, empregados domésticos têm direitos), a mulher que, 24/7, se dedica ao serviço doméstico, não é só um discurso pobre, como, também, é um discurso burro. (E eu não vou pedir desculpas pela minha honestidade ácida)

O que a grande maioria das pessoas não entende é que o trabalho invisibilizado das mulheres (senão donas de casa, as que, também, como eu, possuem dupla jornada) é o que, de fato, sustenta a carreira dos provedores.

São as mulheres da casa, séculos após séculos, que promovem reuniões familiares, que criam nos filhos as memórias mais doces, que promovem a alegria dos Natais e aniversários. O que seria dos Natais sem o serviço invisível das mulheres?

Sim, meu amigo, foi isso mesmo que você leu: é o serviço doméstico da tua mulher é a força-motriz que sustenta tua carreira e a tua vida!

Não acredita? Vamos aos números (cálculo em dólares americanos).

Para contratar mensalmente:

  • Babá (5 dias na semana): ~1,600 – 2,400 USD

  • Empregada doméstica (3 vezes na semana): ~ 600 USD

  • Marmitas (60 por mês - considerando almoço e jantar, caso ninguém cozinhasse pra você): ~225 USD

Total mensal aproximado: US$ 2,425 a US$ 3,225

Se você é capaz de levantar, tomar seu café em paz, ir ao seu trabalho, ser produtivo o bastante para seguir crescendo em sua carreira, o mérito é seu em trabalhar sim, mas há alguém por trás das cortinas, segurando a corda por você. Há alguém que passa o teu café, que prepara sua comida, que limpa a sua casa, que lava a sua roupa, que te dá apoio quando o teu chefe resolve te ferrar, que fica ao teu lado quando as coisas ficam realmente difíceis.

Remunere, se possível, o trabalho da tua mulher. Agradeça. Cozinhe para ela, deixe-a descansar um dia na semana. Reconheça o valor de quem te sustenta, não com dinheiro, mas com tudo aquilo que o dinheiro jamais poderá comprar.

E se ainda não acredita em nada do que leu, experimente trocar de lugar com sua esposa por 1 semana...                                                                

Sunday, April 20, 2025

Cristo Ressuscitado

Texto escrito na Páscoa de 2023 ❤️ 

Na sexta-feira O traíram com um beijo no rosto e O levaram (e quem de nós nunca passou por isso?) como já dizia a profecia. 

No sábado O mataram, deixando viver a Barrabás. Para os que não criam nas profecias, a esperança acabara ali e a dúvida pairava no ar: ressuscita ou não?

Foi pedido a João que cuidasse de sua mãe, naquela época, já idosa e viúva. Delegando a um amigo o cuidado com a pessoa humana mais importante de sua vida... Afinal ele era o Pai encarnado, mas também era homem.

No domingo a tumba vazia, o sudário deixado, o véu rasgado e a pedra removida. Era um deus, louco ou feiticeiro? 

Era Cristo, ressuscitado.

A ressurreição devolveu-nos a paz e a esperança da salvação, o sacrifício pagou uma dívida impagável e nos presenteou com uma graça imensurável, tão doce e linda como os ovos de Páscoa que comemos.

A Páscoa é Jesus mostrando-nos a ferida de Suas mãos, deixando-nos que toque. É Jesus nos falando de Sua jornada no caminho de Emaús. É Ele aparecendo primeiro a uma mulher em uma sociedade patriarcal. É Ele perdoando seus algozes pois "não sabem o que fazem". 

É a esperança devolvida em uma promessa de ressurreição, por muitos, já esquecida... Até mesmo pelos que criam.

A Páscoa é a vida.

É a passagem, o sangue derramado, nos umbrais das portas, na travessia em busca da terra prometida, e a ressurreição do Filho, que, em suma, era o Pai encarnado e manifestado.

A Páscoa é Cristo.

Cristo ressuscitado.

Feliz Páscoa ❤️

(Texto por Thais Martins)

Vini Júnior, presente!

"Eu não tenho nada contra macacos, inclusive porque penso que os macacos são muito mais inteligentes que um racista." - Balotelli....